Como Fazer uma Colcha de Retalhos



A confecção de colchas de retalhos é uma forma de artesanato consagrada pelo tempo, que foi criada em sua forma moderna pelas mulheres na América durante o século XVIII. Naquela época, as colchas eram feitas porque era uma forma prática de se aproveitar retalhos que tinham sobrado de outros trabalhos. Agora, é uma forma artística que está ganhando popularidade em todo o país. Se você tem algumas habilidades básicas de costura, achará fácil e divertido aprender a fazer colchas de retalhos!


O primeiro ponto do roteiro, quando você está aprendendo a fazer colchas de retalhos, é adquirir os materiais necessários. Embora haja uma grande quantidade de ferramentas especiais que você pode utilizar, comece com apenas o básico:

01- Cortador circular e lâminas extra. Um cortador circular faz um trabalho rápido em cortar muitos pedaços do mesmo formato. "Empilhar e cortar" é um termo que você poderá encontrar, com relação aos cortadores circulares. Isto significa empilhar diversos pedaços de tecido um sobre o outro, e então usar um cortador circular para cortá-los em formatos uniformes.
 
02- Apoio para cortar. É uma superfície feita de algum material resistente (que poderá arranhar e marcar um pouco, mas que não irá cortar), sobre a qual você irá utilizar o seu cortador circular. Um bom tamanho para esta superfície seria de 45 cm x 60 cm. Há algumas opções prontas para comprar, que já vêm demarcadas com um quadriculado para tornar mais fácil alinhar os pedaços de tecido quando você vai cortar.

03- Réguas. Os tamanhos mais úteis são 60 cm x 15 cm, ou em formato quadrado de 30 cm de lado. Escolha uma régua específica para fazer colchas de retalhos. Normalmente vêm com marcas quadriculadas de 1 mm.


04-  Tesouras. Os cortadores circulares são muito úteis, mas você ainda vai precisar de tesouras de boa qualidade para cortar o tecido e os moldes.

05- Papel gráfico. Se você quer criar seus próprios formatos de retalhos, moldes de papel serão muito úteis. Doze cm quadrados é um tamanho que funciona bem.
 
06- Agulhas. Para alinhavar os retalhos. Para costurar as duas camadas, você vai precisar de entretela. Procure verificar que tamanhos de agulhas funcionam melhor para você.
 
07-  Bastidores. Para segurar as camadas que você está costurando, sem que elas escorreguem e desalinhem. Isto não é indispensável: você também pode simplesmente alinhavar as camadas para mantê-las juntas, e remover o alinhavo depois de ter feito a costura definitiva. Faça linhas de grandes pontos a uns 10 cm de distância umas das outras, começando a 5 cm de uma das bordas; faça estas linhas em forma de quadriculado, para assegurar que as camadas permanecerão firmes e bem alinhadas.
 
08- Máquina de Costura. É possível unir os retalhos manualmente, e também costurar manualmente uma colcha inteira, mas isto demora muito. Algumas pessoas gostam de costurar manualmente os retalhos para as suas colchas, mas costuram a colcha com uma máquina. Não importa qual seja a sua preferência, provavelmente você vai querer utilizar uma máquina de costura em algum momento.
 
09- Ferro e tábua de passar roupa. É essencial lavar e passar seus retalhos antes de começar a juntá-los para montar a colcha. Tecido que nunca foi lavado poderá soltar tinta e manchar os outros pedaços quando estiverem costurados, e é difícil trabalhar com tecido que não foi passado.
 
10- Tecido. Para muitas pessoas que fazem colchas de retalhos, escolher os tecidos para suas colchas é a melhor parte. É muito inspirador entrar em uma loja de tecidos, com fardos de tecido recobrindo as paredes, e saber que você pode escolher qualquer combinação de cores e estampas para a sua criação. Os melhores tecidos para colchas são os que são 100 por cento de algodão.

11- Linha para costurar. Para costurar os retalhos, você vai precisar de linha de costura de poliéster coberta de algodão. Para a colcha, talvez você queira usar linha de nylon, que é transparente.

12- Modelo e moldes de colchas, se necessário. Para a sua primeira colcha, será melhor se você fizer conforme um modelo. Mais tarde, quando tiver mais prática em fazer colchas, você poderá criar os seus próprios modelos se preferir.

Agora que você já adquiriu o seu tecido, lave-o (pode ser na máquina de lavar) utilizando um sabão suave. Quando retirar o tecido da máquina, torça-o. Se ainda estiver soltando tinta, lave novamente. Quando as cores estiverem firmes (não saírem mais quando você torce o tecido), ponha para secar (na sombra, ou em temperatura média na máquina de secar). Quando estiver seco, passe-o a ferro.

Se você está usando moldes para a sua colcha, coloque-os sobre o lado avesso do tecido e trace linhas em volta destes moldes. Existe giz especial para costura (exatamente para marcar os moldes no tecido), utilize-o. Se os seus moldes não têm espaço (folga) para a costura (2 cm), acrescente esta margem antes de cortar as formas demarcadas.

Você pode fazer linhas ligeiramente tracejadas para o molde, e linhas cheias para as bordas (espaço que você deixou para costura). Se você vai usar o método de empilhar os tecidos para cortar, então empilhe agora os tecidos que vai cortar, com as bordas alinhadas.

Não empilhe mais do que quatro camadas de tecido de cada vez, porque pode se tornar difícil de cortar. Utilizando as suas réguas, corte o tecido em tiras de largura apropriada. Recorte depois estas tiras em quadrados, também da largura apropriada. Se necessário, prossiga com o corte cortando os quadrados em triângulos.

Comece a unir os retalhos conforme o seu modelo. Lembre-se, toda a costura dos retalhos é feita mantendo-se uma bainha (sobra) de 2 cm para fora da costura, o que é a distância da agulha da sua máquina de costura até a borda do calcador). Puxe suavemente as bordas e a parte interna da costura em direções opostas, para não deixar formar "amontoados" ou irregularidades na costura.

Depois que a parte superior inteira da sua colcha estiver pronta (todos os retalhos costurados), passe-a a ferro. Estenda esta parte em uma mesa grande, coloque por cima a entretela e por fim o tecido que você escolheu para a parte inferior da colcha. Alinhave estas peças costurando linhas de pontos largos, ou alfinetes.

Dobre as bordas da sua colcha, e prenda-as com fitas se necessário. Comece a acolchoar as camadas, costurando do centro em direção às bordas. Para um primeiro trabalho, será mais fácil acolchoar costurando sobre as linhas das próprias costuras dos retalhos; este será um bom acabamento para sua colcha. Uma técnica mais avançada, é desenhar padrões intrincados na parte de cima da colcha e costurar sobre estas linhas.

Quando toda a sua colcha estiver completa, faça uma bainha que seja suficiente para toda a borda de sua colcha. Uma bainha reta pode ser feita cortando-se tiras de tecido, e pressionando a borda sem costura no centro destas tiras pelo lado avesso. Então, dobre estas tiras de tecido por sobre a bainha sem costura, e costure ao longo da borda (incluindo todas as camadas).

É claro que esta é apenas uma introdução à intrincada arte de fazer colchas de retalhos. Para uma introdução mais extensa, ou para conhecer técnicas mais avançadas, pense na possibilidade de fazer um curso. Certamente sua cidade tem diversas opções de cursos de corte e costura, inclusive específicos para colchas de retalhos. Há também muitos sites que podem ajudar, se você encontrar problemas ao longo do caminho.

Precaução.
Se você escolher fazer sua colcha à mão, utilize dedais para proteger os dedos contra ferimentos de agulhas.

2 comentários:

  1. Olá!
    Estou fazendo uma colcha de retalhos e vim conferir suas dicas e me inspirar para concluí-la.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!